quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A Salvação Executada

“Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor”. Filipenses 2: 12. (NVI).


A salvação pela graça é a doutrina mais importante do Evangelho, pois ela expressa o grande amor de Deus pela humanidade. Ao sabermos que fomos salvos pela graça e misericórdia de Deus, nosso coração se enche de gratidão e somos cativados a dizer: “Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo?”. A resposta é nos dada logo em seguida: “Erguerei o cálice da salvação” (Sl. 116: 12). É evidente na resposta a posse da salvação, então poderíamos dizer: como retribuirei ao Senhor a salvação recebida? E concluindo que não há nada que poderíamos fazer para pagá-la, responderíamos: tornarei pública a salvação do Senhor. Assim entendemos que o salmista manifestava sua imensa gratidão e vasculhava no coração uma maneira de agradar ao Senhor diante de tamanha graça. Contudo, reconhece que vivê-la seria a melhor maneira de expressar gratidão.
Quando lemos o Novo Testamento podemos observar, principalmente o apóstolo Paulo, se esforçando para convencer seus leitores que a salvação efetuada em nós deveria nos conduzir ao “exercício de nossa cidadania de maneira digna do Evangelho” (Fp. 1: 27), que uma vez salvos, “somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras” (Ef. 2: 10) e mais, “Nós os que morremos para o pecado, como podemos continuar nele?” (Rm. 6: 2). Constantemente ele reafirma que a salvação é um presente de Deus e que ninguém é salvo pelas obras ou esforço, pois a glória é toda de Cristo (Ef. 2: 8-9).
Assim também aos filipenses ele ordena: “Ponham em ação a salvação de vocês”. A palavra grega εαυτων (heautôn) traduzida por “de vocês” indica posse, isto é, a salvação pertence a vocês, foi dada a vocês, então, vivam-na, executem-na, ponham-na em prática. Não podemos deixar de perguntar como fazer isso, todavia, a resposta está no versículo 5, o qual ordena: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus”. Tal atitude de Cristo é descrita nos versículos 6 a 8, a qual é obediência. Ainda no versículo 12 ele reafirma a obediência. Assim, pôr em prática a salvação significa obedecer a Palavra de Cristo.
Se nós somos salvos, somos de Cristo, pertencemos a ele. Fomos comprados por preço de sangue, ele se tornou nosso Senhor. Logo, não somos de nós mesmos, somos dele, devemos viver para ele. Portanto, temor e tremor deveria ser nossa atitude para com aquele que é todo-poderoso, se primeiro o amor não inundasse nosso coração, derramado pelo Espírito Santo, o qual habita em nós.

Um comentário:

Amanda Mota disse...

Eu e o meu marido estamos fazendo por onde estar sempre com Deus e por isso precisamos conhecer a bíblia,pois o inimigo conhece a bíblia de trás para frente.A bíblia nos ensinar como a chegar a salvação como acreditar mais em Deus mais em Jesus Cristo, com ela sentimos apresenta de Deus e do Espírito Santo.Amém