sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Presbíteros de Éfeso Ouvem Paulo em Mileto

Atos 20: 17-38

“Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do Evangelho da graça de Deus”. Atos 20: 24.


Esse é o terceiro discurso de Paulo em Atos, o primeiro foi dirigido aos judeus (cap. 13), o segundo aos descrentes (cap. 17) e esse aos presbíteros. Seu objetivo era aconselhá-los a partir de seu exemplo, como disse Pedro: “Não como dominadores dos que vos foram confiados, mas tornando-vos exemplos do rebanho” (1º Pe. 5: 3). Paulo começa e termina seu discurso citando sua maneira de conduzir-se no meio deles. Um proceder constante e perseverante que visava exclusivamente o ensino da Palavra de Deus particular (nas casas) e publicamente (na sinagoga e na escola de Tirano (At.19:9)). O centro de sua pregação é apresentado no v. 24: “O Evangelho da graça de Deus”. Ele o desenvolve resumidamente nessas poucas palavras, nas quais podemos extrair ensinos valiosos sobre o Evangelho: 1º Arrependimento e Fé (v.21) – são fundamentos para a salvação do ouvinte, a mensagem que não desperte arrependimento de pecados e não conduza à fé em Jesus para a salvação, jamais poderá ser considerada uma pregação do Evangelho; 2º A graça (v.24) – o evangelho é a manifestação do favor de Deus ao homem que merece apenas a condenação, mas que devido à rica e abundante misericórdia de Deus, pela fé em Cristo, pode receber a salvação como presente de Deus (Ef.2: 8,9); 3º A aquisição (v.28) – somos adquiridos por Cristo, exclusivamente dele. O verbo traduzido por comprar indica uma ação de salvar e uma aquisição exclusiva, também aparece em 1º Tess. 5: 9; 2º Tess. 2: 14 e 1º Pe. 2: 9 sempre trazendo a idéia de posse exclusiva. Não é por acaso que Paulo usou o termo “servindo como escravo ao Senhor” (20: 19); 4º A edificação (v.32) – a firmeza não vem se não pela Palavra, a qual manifesta a sublime riqueza da graça de Deus. A graça nos leva à gratidão, a gratidão à perseverança, a perseverança à solidez, assim na graça edificamos uma casa sobre a rocha, pois se a nossa salvação dependesse de nossas obras ou méritos, seríamos como a casa firmada sobre a areia (Mt. 7: 24-27); 5º A herança (v.32) – não apenas fomos comprados, mas também recebemos o status de filho, sentamos a sua mesa, comemos de seu pão e bebemos de seu vinho. Pois no seu sangue foi ratificado um novo testamento, pelo qual fomos feitos herdeiros incondicionalmente.
Também nesse discurso, podemos aprender sobre as reais características de um servo que ama seu Senhor e se dedica ao seu chamado, façamos um diagnóstico de nós mesmos à luz desse servo exemplar, o qual pôde dizer: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1º Co. 11: 1). Não é difícil dizer às pessoas o que elas tem de fazer, difícil é arrastá-las após si. Paulo os arrastou após si, conquistou seus corações e agora diante de sua partida, sabendo que não mais o verão, o beijam com ternura. Vejamos algumas atitudes de Paulo que o qualificaram a tornar-se um líder de credibilidade: 1º Grande devoção no serviço do Senhor; tristezas, dificuldades e perseguições não o afastavam do seu objetivo (v.19); 2º Fidelidade à chamada para anunciar a Palavra de Deus a todos, em qualquer hora ou lugar (v.20); 3º Colocar o Reino de Deus em primeiro lugar na vida, acima de tudo, até mesmo da própria vida (v.24); 4º Amizade sincera, sem invejas ou cobiças, nunca abusou da liberdade concedida pelos irmãos para explorá-los. Apesar de que os que estavam com ele, estavam servindo à igreja e ao Evangelho, nunca impôs sobre os irmãos o dever de sustentá-los, embora devessem. Contudo, Paulo estava disposto a fazer isso com suas próprias mãos (vs.33,34).
Nessa passagem duas palavras são usadas para liderança: presbýteros e epískopos; a primeira é transliterada para presbítero e a segunda para bispo. Ambas trazem a mesma idéia: aquele que lidera, supervisiona.
Para maior esclarecimento leia meu artigo “Presbítero ou Bispo”. http://profemersonalmeida.blogspot.com/2008/09/presbtero-ou-bispo.html

Um comentário:

assembleia de Deus Jaguaribe ce disse...

Que maravilha , glória a Deus pela sua vida.