quinta-feira, 18 de junho de 2009

A Mais Pura Adoração

“Adoração pura e sem mancha para com Deus e Pai é esta: visitar órfãos e viúvas nas suas dificuldades e conservar a si mesmo incontaminado do mundo”. Tiago 1:27 (tradução do autor).


Θρησκεία (threskeía) é a palavra grega traduzida por religião em sete traduções (ARA, AA, NVI, ACF, KJV, RV e BLH). No seu sentido está incluso a idéia de ações religiosas realizadas num culto, que são: adoração, culto, louvor, exaltação e honra. Tiago nos apresenta obras que são adoração a Deus e não meios de nos re-ligar a Deus, obtendo expiação de pecados. Religião significa re-ligação, é certo que o homem está afastado de Deus por causa de seus pecados, como disse Isaías: “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (59: 2). Mas como o Evangelho apresenta o caminho da re-ligação? Através das obras? Certamente que não, mas, sim, por meio da fé em Jesus Cristo que por sua morte nos aproxima de Deus, oferecendo-nos o perdão de todos os nossos pecados. “Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é presente de Deus” (Efésios 2: 9). Sendo assim a re-ligação a Deus não consiste em obras que praticamos, mas na fé em Jesus. O que, então, Tiago está nos dizendo? Ele nos diz que uma vez que fomos salvos por meio da fé em Cristo, nos tornamos novas pessoas, desejosas de mostrar a sua fé através de atos que correspondem verdadeira adoração a Deus que nos salvou. Como disse em outro momento: “Assim também a fé, se não tiver obras, por si só está morta” (2: 17), isto é, a verdadeira fé é seguida pela adoração.
Diante disso deparamos com a idéia presente que adoração consiste apenas em cantar louvores a Deus, também é, mas adoração é muito mais que isso, adoração é prática, atitude, como disse Jesus: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5: 16). Adorar a Deus é obedecer a sua Palavra, é vivê-la de modo que desperte naqueles que nos cercam interesse em conhecer a Deus. As maiores adorações devem acontecer durante a semana, fora do ambiente religioso. E, então, quando chegarmos à igreja, a nossa adoração ali será o resultado sincero daquelas realizadas no dia-a-dia.
Tiago nesse versículo acima destacado nos aponta algumas atitudes de adoração, as quais ele considera pura e sem mancha que são: visitar os órfãos e viúvas e manter-se puro diante das tantas oportunidades oferecidas no mundo para transgredir os mandamentos do Senhor. Realmente o mundo nos assedia de tal forma que precisamos de uma postura de soldado ante o inimigo, atento e vigilante. Tais atitudes são atos de adoração e não de re-ligação a Deus, pois fomos re-ligados a Deus por meio da cruz de Cristo. Assim, a melhor tradução é adoração e não religião. Glória a Deus, que por sua graça fomos salvos.

Nenhum comentário: