quinta-feira, 28 de maio de 2009

Indiferença

“Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do homem: comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos”. Lucas 17: 26, 27.



O que há de errado em comer, beber, casar-se, plantar, colher e construir? Nada. Por que, então, Jesus destaca essas atitudes dos homens, quando se refere aos dias anteriores ao dilúvio e não aos seus muitos pecados? Certamente essas coisas fazem parte da vida, viver significa isso. Mas, qual foi o real problema deles e que segundo Jesus é também o nosso principal problema? Indiferença, ela conduz ao pecado. Podemos fazer todas essas coisas, sem, contudo, deixar o Reino de Deus em segundo plano. Jesus disse: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6: 33). Mas aí que está nossa grande dificuldade, aparece que não podemos fazer as duas coisas. Certamente não podemos servir a dois senhores, vamos sempre agradar mais a um do que ao outro. Por isso Jesus nos ensina que as coisas desta vida não podem nos dominar, não podem determinar nossa maneira de viver, elas precisam estar sob nosso controle, sendo nossos servos e não nossos senhores. Alguém já disse: “devemos amar as pessoas e usar as coisas e não o oposto”.
A Palavra de Deus nos dá a receita para termos uma vida agradável a Deus, pondo-O em primeiro lugar na nossa vida. “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. (Filipenses 4: 8). No pensamento, onde todas as nossas ações são planejadas, precisamos deixar que Cristo reine. Isso só se tornará real, quando tudo que planejarmos, tenha como alvo a glória de Deus, o crescimento do seu Reino. Para isso precisamos fazer umas perguntas bastante pertinentes: Como isso trará benefícios para o Reino de Deus? Em que momento isso contribuirá para mais pessoas conhecerem o Evangelho? Qual crescimento espiritual isso trará a minha vida num longo prazo? Outras pessoas, fora da minha família, serão abençoadas com isso? Perguntas simples de se fazer, mas difíceis de responder. Contudo, necessárias, se queremos viver como verdadeiros discípulos de Jesus.
Noé também comeu, bebeu, casou, deu seus filhos em casamento, plantou, colheu e construiu. Mas nunca deixou de cultuar a Deus, nunca abandonou suas orações, sempre tinha um profundo reconhecimento de seus pecados e cria que mesmo assim, Deus era misericordioso para perdoar um pecador arrependido e crente. Noé viveu, mas não negligenciou sua necessidade de Deus.
Jesus disse que nos dias que antecederão sua vinda, os homens serão semelhantes àqueles nos dias de Noé. Mas você pode ser diferente e assim como Noé, ser salvo e viver para glória de Deus.

Um comentário:

Robson disse...

Que possamos estar como Noé preparados para a vinda do Senhor!