terça-feira, 23 de setembro de 2008

"Post Mortem"

“... Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado. No "hádes", por estar em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro, o mendigo, no seu seio”. (Lucas 16:22, 23).


O pós-morte tem, ao longo dos séculos, trazido muitas aflições à humanidade. Desde a Antiguidade o homem busca uma explicação que lhe traga consolo a respeito do fato inquestionável que todos morreremos. Os gregos acreditavam que a alma era imortal e que ao morrer era levada ao "hádes". Lá não tinha lembranças da vida terrena, a não ser em situações especiais, e estava sujeita a uma eterna escuridão e monotonia. Isto é, era uma situação completamente triste e sem sentido.
Quando o Filho de Deus veio ao mundo trazer a revelação do Pai e iluminar a mente dos homens com o Evangelho da graça de Deus, uma nova esperança surge. O "hádes" poderia ser melhor do que os gregos imaginavam, ou pior.
Melhor, porque o Senhor Jesus nos apresenta um lugar diferente para aqueles que forem salvos por Ele por meio da fé, Ele o chama de seio de Abraão (lugar de consolo e alegria), paraíso (palavra de origem persa que significa jardim) Lucas 23: 43 e, além disso, prometeu “preparar lugar na casa de seu Pai” (João 14: 2, 3).
Pior, porque o Senhor descreveu o "hádes" como sendo um "geena" (lugar onde todo o lixo e restos mortais de animais e criminosos eram lançados e que devido aos gases produzidos pelo lixo, tinha um fogo que nunca se apagava) espiritual, ou seja, muito pior do que os gregos imaginavam.
Hoje, muitos preferem acreditar na mortalidade da alma, pensam que a morte do corpo é o fim da existência humana. Contudo, uma grande salvação é anunciada por Cristo, uma grande esperança: A morte não é o fim, Cristo morreu para pagar o preço da nossa salvação e ressuscitou para mostrar-nos que é maior do que a morte. Essa grande salvação traz-nos esperança, pois ela consiste em dar ao homem uma nova vida, transformando-o de servo do pecado a servo da justiça e garantindo-o um lugar na pós-morte (seio de Abraão, paraíso) de delícias e prazeres sem fim, como descreve o nosso Senhor na passagem acima citada.
Em Cristo, não tememos o pós-morte, pois temos a esperança de um lugar infinitamente melhor do que aqui, “a nossa pátria celestial, de onde aguardamos o nosso Salvador”.
O Evangelho apresenta dois destinos para a alma, para onde irás? Creia em Cristo hoje como seu único Salvador e Senhor, entregue a ele a sua alma e descanse em Sua promessa. “Maranata, ora vem Senhor Jesus”.

Nenhum comentário: