terça-feira, 16 de setembro de 2008

A Missão do Consolador

“Parácletos” é a palavra grega traduzida no evangelho de João (e.g. 14: 7) por consolador, e na 1º carta de João por advogado (e.g. 2: 1). Isso claramente nos mostra a função e missão do Espírito Santo. O Espírito Santo foi prometido por Cristo antes de sua partida para o céu, seu propósito seria: “convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16: 8); guiar os crentes a toda verdade (João 16: 13); glorificar a Cristo (João 16: 14); conceder dons espirituais aos crentes (1º Coríntios 12: 7), os quais são relacionados na Palavra de Deus (1º Coríntios 12; Romanos 12 e Efésios 4: 11); além de habitar no crente (João 14: 17) e consolá-lo em todos os momentos difíceis, fortalecendo-o na luta contra o pecado (Gálatas 5: 16, 16).
Vivemos um momento de muita confusão e sincretismo religioso, os crentes em Cristo, muitas vezes chamados de evangélicos, estão cada vez estudando e conhecendo menos a Palavra de Deus. Isso tem deixado muitos à mercê daqueles que não têm um compromisso com a Palavra de Deus, que não querem ensinar ou pregar o Evangelho revelado na Bíblia, mas querem entreter o povo; iludir com uma manifestação sobrenatural, que não tem origem em Deus e que, às vezes, é falsa; explorar a boa fé e muitas vezes enriquecer à custa da ignorância do povo. Para isso têm mesclado o Evangelho com manifestações espíritas e muitas vezes da macumba, candomblé e outras religiões africanas e orientais.
Há, nesse momento, uma epidemia de manifestação sobrenatural em algumas igrejas evangélicas conhecida como bênção de Toronto, essa manifestação de espíritos malignos tem sido confundida por alguns como manifestação do Espírito Santo, no entanto, não há nada semelhante na bíblia, nenhum exemplo de tais manifestações na igreja primitiva registrada pelos apóstolos ou evangelistas, não se enquadram em nenhuma das funções do Espírito Santos descritas na Palavra de Deus.
Tais manifestações, que são: cair para trás, após ser possuído por um espírito passado por um indivíduo que soprou ou, de alguma forma, tocou; receber um espírito que leva o possuído a rir freneticamente sem uma razão real por horas; imitar o som e o movimento de animais num estado de transe; agitar-se no chão sem controle dos movimentos, mas possuído por uma força incontrolável, são provas que muitos estão atrás apenas de manifestações sobrenaturais, sem o menor interesse na Palavra de Deus, como disse o apóstolo Paulo: “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se a fábulas.” (2º Timóteo 4: 3, 4).
Meus irmãos orem e vigiem para não serem conduzidos ao erro, fiquem firmes na Palavra de Deus, não desviem nem para esquerda, nem para direita. Não abandonem o evangelho pelas novidades passageiras que não acrescentam nada à fé, mas que trazem apenas confusão e uma falsa sensação de poder espiritual que não tem nenhuma eficácia na luta contra o pecado.




Emerson Rocha de Almeida
Abril de 2008.

Nenhum comentário: