terça-feira, 6 de abril de 2010

A Palavra da Cruz

“Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus” (1Co. 1.18).


Infelizmente a cruz não traz mais a imagem de horror que representava no século I, qualquer romano que visse a cruz, ou mesmo um desenho dela, lembraria do horror de morte que ela suscitava. O que se dizer da mensagem da cruz? Estaria ela ainda trazendo ao ouvinte o horror da morte? Estaria nos fazendo compreender plenamente o preço que representou para Jesus enfrentá-la no nosso lugar? Assim como ainda nas primeiras décadas da igreja, os crentes de Corinto estavam deixando de lado a mensagem da cruz, pois ela não era nem um pouco atrativa aos ouvintes contemporâneos. Quem estaria disposto a ouvir ou mais a seguir um homem que foi crucificado na cruz, um instrumento de execução reservada aos piores e mais desprezíveis criminosos? Assim também hoje, a mensagem da cruz tem sido suavizada diante de muitos. Precisamos reviver a mensagem da cruz, precisamos voltar a dizer ao homem que “todos pecaram e estão separados de Deus”, que “o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna por Jesus Cristo, nosso Senhor”. Essa tão grande salvação é oferecida ao homem porque Jesus pagou o preço dos nossos pecados naquela cruz. Precisamos lembrar que nós a merecíamos, mas Jesus nos substituiu nela. Quanto maior for nossa identificação com a cruz de Cristo, maior será nossa gratidão, maior será nosso esforço para vencer o pecado, pois saberemos plenamente o que os nossos pecados representaram para Cristo no Gólgota.
A mensagem sobre um homem que foi crucificado e ressuscitou ao terceiro dia é loucura para os que se perdem. De fato, não faz sentido racionalmente, nem mesmo demonstra poder. Daí os “gregos” e os “judeus” a rejeitarem. Uns buscam uma explicação racional para justificar a razão da existência humana, outros buscam uma demonstração sobrenatural de poder. A cruz não os satisfaz. Esses dois grupos atravessaram o tempo e hoje ainda podemos vê-los, mas infelizmente a Palavra de Deus os classifica como os que se perdem. A mensagem da cruz é sabedoria, pois revela o amor imensurável de um Deus gracioso; a mensagem da cruz é poder, pois traz ao mais vil pecador uma transformação de caráter, de sentido de vida inexplicáveis. A sabedoria de Deus pressupõe a ruína total dos esforços humanos para conhecê-Lo e apresenta um caminho de graça que inicia com uma profunda consciência de miséria, passa por um arrependimento profundo de pecados e conduz o homem a plena paz na certeza que todos os seus pecados foram castigados em Jesus. A partir daí o homem é transformado à imagem de Cristo, pois passa a ter a mente de Cristo.
Até que ponto a palavra da cruz tem tido, de fato, parte em nossa vida? Até que ponto o Cristo crucificado e ressurreto tem moldado o nosso viver? Até que ponto Ele tem sido visto em nós? Que a cada dia possamos lembrar a sua cruz e dizer com toda a profundidade merecida “eu aqui com Jesus, a vergonha da cruz, quero sempre levar e sofrer”.

Um comentário:

Emilio Scheeffer disse...

A Cruz hoje é mais um "talismã ou amuleto" do que realmente a penitência ao qual alguém foi imposto por seus delitos. Mas quando olhamos para Jesus nos perguntamos: Que delitos? Que trangressões? A resposta: Os meus delitos é claro!
Mas uma coisa é certa de talismã ou amuleto a cruz jamais servirá pois quem pode nos guardar realmente e Aquele que esteve cruscificado e ressucitou; a saber Jesus o Nazareno.