“Jesus, porém, não lho permitiu, mas ordenou-lhe: vai para tua casa, para os teus, anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti”. Marcos 5.19.
A vida do endemoninhado geraseno nos mostra o quanto é possível que alguém se afunde no pecado a tal ponto que todos que estão a sua volta se afastem. Marcos nos relata que a família do geraseno, seus amigos e todos os cidadãos daquela terra não conseguiam se relacionar com ele. Por isso ele chegou a morar entre os mortos. Como alguém chega a uma situação dessa? É evidente que isso não aconteceu de uma hora para outra, certamente foi um processo longo que culminou nessa situação. Podemos deduzir que primeiro ele foi uma ameaça para sua família, ninguém conseguia conviver com ele; depois se tornou uma ameaça aos amigos e por fim à sociedade. Todos procuravam neutralizá-lo, mas ninguém conseguia. Além de tirar a paz dos outros, ele também não tinha paz: “Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras”. Assim é a vida de quem não tem paz: não tem bons relacionamentos, não consegue dormir, fere os outros e a si mesmo.
Mas um dia, Jesus foi àquela região, e o geraseno não perdeu a chance de mudar sua história. Aproximou-se de Jesus como estava, sem receio ou vergonha, corre na direção de Jesus e O adora.Vendo a sua miséria e seu desejo de mudança, Jesus faz aquilo que ninguém naquela circunstância faria. Jesus lhe mostra amor e acima de tudo, Jesus mostra seu poder e liberta aquele homem dos demônios que o dominavam. Depois de experimentar o poder transformador de Jesus, aquele homem se torna um homem dócil, sereno, equilibrado e em perfeita paz aos pés de Jesus. Agora, ele está disposto a seguir Jesus, num sentido mais restrito, ele queria acompanhar Jesus, ou seja, estar ao seu lado para servir, talvez para realizar pequenas tarefas que trouxessem satisfação a Jesus, diante de tamanha gratidão, esse era o desejo do novo geraseno.
Contudo, acontece algo interessante. Jesus mostra àquele homem que servir a Cristo é anunciar a Sua Salvação, é testificar as pessoas aquilo que Jesus lhe fez, é levar a Palavra da Salvação a todas às pessoas. Jesus lhe mostra que ele deveria começar pela sua família, deveria voltar-se para ela, deveria restaurá-la, a comunhão deveria ser re-estabelecida. Então Jesus lhe diz: “Vai para tua casa, para os teus...”. A importância da família, dos laços familiares é aqui manifesta pelo nosso Senhor.
Meu caro leitor, como andam seus relacionamentos familiares? Você tem tido, de fato, plena paz? Jesus Cristo é o único que pode transformar sua vida, libertá-lo dos seus pecados e lhe dar uma esperança eterna por meio de seu sacrifício expiatório. Arrependa-se dos seus pecados e vá a Jesus e Ele lhe salvará.
terça-feira, 18 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário