terça-feira, 28 de abril de 2009

Timáo – Honrar

Timáo é a palavra grega traduzida por honrar, seu significado é muito mais abrangente do que poderia expressar a nossa palavra honrar. Conhecer o conceito de timáo é fundamental para entendermos o que Jesus quis expressar em sua Palavra. Além da idéia de elogiar, considerar, prestigiar, aplaudir; timáo vai mais longe, pois traz a idéia de presentear e até mesmo de remunerar. Todos esses conceitos estão inseridos nessa palavra. Visto que, o primeiro aspecto apresentado é ponto pacífico, tem-se necessidade de apresentar o segundo aspecto, isto é, o conceito de presentear e remunerar.
Na primeira Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo, capítulo 5 verso 3 diz: “Honra as viúvas verdadeiramente viúvas”. Nos versos que se seguem, ele claramente apresenta a necessidade da igreja amparar àquela que está completamente abandonada, sem ninguém na família para amparar, num momento da história, na qual não havia assistência governamental aos idosos, a mulher viúva sem filhos ou parente próximo estaria sujeita a mendicância. Diante disso, a igreja deveria sustentá-la ou honrá-la. Honrar tem o sentido de prover sustento, pois deixar alguém abandonado, sem meios de sustentar-se por conta própria, seria desconsiderar seu valor para o grupo. O Mesmo sentido se apresenta no verso 17 ao afirmar a necessidade de honrar o presbítero com duplicada honra, diante de sua dedicação e esmero à pregação e ao ensino da Palavra de Deus. Honrar o presbítero que se enquadra nessas condições, significa prover-lhe sustento para que possa fazer com maior dedicação. Honrar abrange recursos financeiros e não apenas aplausos. Tal conceito era evidente quando os gregos honravam seus atletas, soldados ou outro que fizesse algo digno para a coletividade, a honra continha uma quantia financeira.
O mesmo conceito está presente quando Jesus reafirma o quinto mandamento em Mateus 15: 4: “Honra teu pai e tua mãe”, isto significa ampará-los em todos os aspectos, até mesmo financeiro, quando necessário.
Não podemos ignorar que até mesmo em nossa sociedade o valor da remuneração expressa o tamanho da honra merecida por alguém numa atividade. Por isso, numa escala hierárquica o valor aumenta à medida que se tem maior honra.

4 comentários:

Paulo Batista disse...

Gostei do estudo Honrar muito me edificou.
Que Deus continue abençoando.

Meu nome:Paulo Batista
sou pastor em Uma Igreja celular em João Pessoa - PB.
Igreja Luz Para Os Povos.

Anônimo disse...

Muito bom e edificante. Que o Senhor Deus Excelso continue te abençoando e capacitando mais e mais.
Meu nome é Neemias Souza. Sou prof. da EBD na Ass. de Deus - Natal/RN.

Alexandre Honório disse...

Realmente muito bom o estudo sobre honra. É o que eu estava buscando, pois sabia que a honra bíblica incluía o lado financeiro, mas eu não tinha uma base para falar sobre isso. Obrigado.

Unknown disse...

Muito bem fundamentado. Obrigada