sábado, 11 de abril de 2009

A Fidelidade de Deus

“Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” II Timóteo 2:13.

“Deus é fiel” é a frase que sempre podemos ler nos automóveis ou ouvir da boca de muitos crentes, mas uma pergunta se faz necessária: a quem Deus é fiel? Não podemos tentar responder essa pergunta com o nosso “achismo”, precisamos buscar na Palavra de Deus, isto é, na Bíblia Sagrada, a resposta correta.
A fidelidade de Deus não está relacionada diretamente com a nossa, visto que “se somos infiéis, Ele permanece fiel”. O homem não tem a menor condição de exigir que Deus seja fiel a ele, pois o homem não é fiel a Deus. Sendo assim, como teremos paz e segurança na salvação? A resposta é simples, visto que não somos salvos por nossas obras ou méritos, somos salvos pela graça de Deus por meio da fé no sacrifício expiador de Jesus Cristo, nosso Senhor. A paz e a segurança da salvação se dá justamente pelo fato de Deus ser fiel a si mesmo, pois aquilo que Ele prometeu cumprirá, pois disse: “passarão os céus e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar”.
As promessas do Senhor são claras e podemos confiar, algumas sobrepujam qualquer possibilidade de dúvida, como por exemplo: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá, eternamente. Crês isto?” E muitas outras semelhantes a essa.
Portanto, tenhamos cuidado quando usarmos a frase “Deus é fiel”, estejamos cientes que estaremos nos referindo a Sua Palavra e não a nossa ou aquilo que esperamos que seja, para nosso prazer. Lembre-se, Deus não tem obrigação de ser fiel àquilo que Ele não disse. Portanto não diga que Deus será fiel sem mencionar aquilo que Ele disse, Suas promessas são verdadeiras e nunca falharão. Sejamos mensageiros delas e não criadores de promessas.

2 comentários:

Emilio Scheeffer disse...

Esta expressão "Deus é fiel" acabou corrompida por ter caido num conceito popular, e quando isto acontece usa-se estas expressões como "palavras mágicas" que tentam expressar a certeza da fé ou firmeza que Deus vela pelos justos. Mas ela mostra-nos realmente o que descreve o texto, que Deus é imutável.

Gohan disse...

Devo acrescentar que Deus não é corinthiano, mas é fiel. Eu não sou nenhum dos dois, porém queria muito ser fiel a Deus.