sábado, 19 de setembro de 2009

O Que é o Inferno?

“E eu também digo a ti que tu és Pedro, e sobre esta rocha construirei a minha igreja e as portas da morte não vão segurá-la” Mateus 16: 18 (tradução do autor).


O uso da palavra “inferno” para traduzir várias palavras diferentes no Novo Testamento (NT) e a influência da mitologia Greco-romana levaram a um conceito completamente diferente de inferno daquele apresentado no texto original do NT. As palavras hades, geena e tártaro são traduzidas pela maioria das traduções por inferno. No entanto, elas apresentam conceitos distintos. Hades (4 vezes nos Evangelhos e 3 no Apocalipse) era a palavra usada na cultura grega para apontar o lugar para onde as almas dos mortos iriam; geena (11 vezes nos Evangelhos e 1 em Tiago) era o lugar onde ao redor de Jerusalém jogavam o lixo, restos de animais e indigentes, ou seja, o lixão. Por ser um lixão produzia um gás que mantinha o fogo aceso ininterruptamente. Jesus usa essa palavra para descrever o lugar de punição para os ímpios (Mt. 5: 22); tártaro (1 vez) descreve o lugar de prisão dos anjos caídos (2 Pe. 2: 4), na mitologia grega era o lugar onde foram aprisionados os deuses (colossos) derrotados numa batalha entre deuses.
Em nenhuma passagem no NT o Diabo é apresentado habitando o hades, geena ou tártaro. No Evangelho (Mt. 4:1) e nas epístolas (2 Co. 4: 4; Ef. 2: 2; 1 Pe. 5: 8) ele é apresentado habitando a terra, influenciando, tentando e cegando os homens. Sobre sua aparência não há nenhuma indicação de chifres e cauda, pelo contrário, ele se apresenta como anjo de luz (2 Co. 11: 14). De onde vem, então, a “crença” que o “inferno” é governado por Satanás e que lá ele atormenta as almas com um garfo de três dentes e que sua aparência é horrível? Certamente não vem da Bíblia. Na verdade, vem da mitologia grega. Pois nela havia o deus Hades que governava o mundo subterrâneo para onde as almas dos mortos iriam.
O Diabo será preso, segundo Apocalipse 20: 1-3, na vinda do Senhor Jesus à terra para estabelecer seu Reino Milenar, será solto após os mil anos, vencido e lançado para todo sempre no lago de fogo (Ap. 20: 10). Seria o lago de fogo o inferno? Pode ser que sim, contudo, Satanás não o governará, lá ele será punido eternamente. A morte e o hades serão lançados no lago de fogo (Ap. 20: 14). Diante disso, o que é o hades? Hades é o lugar onde os mortos estão. A partir da passagem do Rico e Lázaro (Lucas 16: 19-31), podemos concluir que: há uma separação entre a parte que os salvos habitam e a parte que os ímpios habitam (Lc. 16: 26); os ímpios podem ver os salvos (23); há lembrança da vida na terra (27, 28); há tormentos para os ímpios (23); há refrigério para os salvos (22, 25); não há possibilidade se passagem entre as partes (26); a única possibilidade de retorno a terra é pela ressurreição (31). Já que as portas do hades não deterão a igreja, pois ela ressuscitará, temos a esperança da vida eterna. Enquanto os que morrerem sem Cristo permanecerão no hades até ao dia em que ressuscitarão para a condenação eterna, a segunda morte (Ap. 20: 5, 11-13), o lago de fogo.
Em Mateus 16: 18, Jesus não estava se referindo a uma batalha entre o reino de Satanás e o Reino de Deus, embora o conceito de que exista essa batalha está presente no NT (Ef. 6: 12). Mas nesse momento Jesus estava se referindo ao poder da igreja frente à morte. O uso da palavra “porta” indica retenção ou resistência e nunca poderia indicar ataque. Jesus nos ensina que as portas do reino da morte não poderão deter a igreja. Aqueles que morrerem em Cristo vencerão a morte, ou seja, as portas da morte não prevalecerão contra a igreja de forma que possam impedi-la de sair. Jesus aponta o futuro, pois o último inimigo a ser vencido será a morte (1 Co. 15: 54-56).
Jesus Cristo é a rocha na qual a igreja está fundamentada (1 Pe. 2: 6-7). Diante das muitas opiniões acerca de quem seria ele, Jesus pesquisa entre seus discípulos o que eles crêem a seu respeito. A resposta de Pedro mostra que de fato criam na divindade de Cristo “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus, então, consola seus corações a respeito da morte ao dizer que a igreja não permanecerá na morte, assim como Ele vencerá a morte, tornando-se o primeiro de muitos, assim também a igreja vencerá (1 Co. 15: 20-23). Jesus os está preparando para o evento de sua morte e apontando que sua morte não será o fim, mas o começo de uma nova era.
Graças a Deus que as portas da morte não deterão a igreja!