terça-feira, 28 de abril de 2009

Timáo – Honrar

Timáo é a palavra grega traduzida por honrar, seu significado é muito mais abrangente do que poderia expressar a nossa palavra honrar. Conhecer o conceito de timáo é fundamental para entendermos o que Jesus quis expressar em sua Palavra. Além da idéia de elogiar, considerar, prestigiar, aplaudir; timáo vai mais longe, pois traz a idéia de presentear e até mesmo de remunerar. Todos esses conceitos estão inseridos nessa palavra. Visto que, o primeiro aspecto apresentado é ponto pacífico, tem-se necessidade de apresentar o segundo aspecto, isto é, o conceito de presentear e remunerar.
Na primeira Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo, capítulo 5 verso 3 diz: “Honra as viúvas verdadeiramente viúvas”. Nos versos que se seguem, ele claramente apresenta a necessidade da igreja amparar àquela que está completamente abandonada, sem ninguém na família para amparar, num momento da história, na qual não havia assistência governamental aos idosos, a mulher viúva sem filhos ou parente próximo estaria sujeita a mendicância. Diante disso, a igreja deveria sustentá-la ou honrá-la. Honrar tem o sentido de prover sustento, pois deixar alguém abandonado, sem meios de sustentar-se por conta própria, seria desconsiderar seu valor para o grupo. O Mesmo sentido se apresenta no verso 17 ao afirmar a necessidade de honrar o presbítero com duplicada honra, diante de sua dedicação e esmero à pregação e ao ensino da Palavra de Deus. Honrar o presbítero que se enquadra nessas condições, significa prover-lhe sustento para que possa fazer com maior dedicação. Honrar abrange recursos financeiros e não apenas aplausos. Tal conceito era evidente quando os gregos honravam seus atletas, soldados ou outro que fizesse algo digno para a coletividade, a honra continha uma quantia financeira.
O mesmo conceito está presente quando Jesus reafirma o quinto mandamento em Mateus 15: 4: “Honra teu pai e tua mãe”, isto significa ampará-los em todos os aspectos, até mesmo financeiro, quando necessário.
Não podemos ignorar que até mesmo em nossa sociedade o valor da remuneração expressa o tamanho da honra merecida por alguém numa atividade. Por isso, numa escala hierárquica o valor aumenta à medida que se tem maior honra.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Escândalo

Marcos 14: 66-72

A palavra escândalo é de origem grega e foi transliterada para nossa língua com o sentido primário de “por uma armadilha no caminho de alguém”.
O Senhor avisou aos seus discípulos que seria colocado um escândalo no caminho deles e que eles o abandonariam. Pedro, sempre intempestivo, disse que jamais o abandonaria e, então, ouve a advertência que ele não apenas abandonaria, mas também o negaria.
O amor do Senhor Jesus é manifestado quando ele coloca um memorial diante de Pedro, o canto do galo. Esse memorial serviria de referência a Pedro que Jesus o amava e estaria disposto a recebê-lo de volta (Lc. 22:32). De fato, tudo aconteceu como Jesus previra e Pedro experimentou a sensação da provação. Naquele momento, Pedro, diante da ameaça de morte, não viu outra saída a não ser não se identificar com Cristo e nega-o por três vezes e por fim o abandona.
Será que nunca estivemos numa situação parecida? Será que nunca fomos tentados a negar o Senhor Jesus e sua Palavra? Certamente que sim, pois uma característica fundamental da vida cristã é a provação, porque através dela “o valor da nossa fé, uma vez confirmado, muito mais precioso do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” 1º Pe.1:7. Ninguém melhor que Pedro para dar este conselho aos crentes da Dispersão.
As grandes lições, que podemos extrair dessa passagem, são:
a) Não somos tão forte como, às vezes, achamos (Mt. 26:35);
b) “Aquele que quer viver piedosamente em Cristo Jesus será perseguido” 2º Tm. 3:12;
c) Precisamos conhecer as nossas limitações (Mt. 26: 33);
d) Deus é misericordioso e está sempre disposto a usar o arrependido (Jo. 21:15-17);
e) Acredite nas advertências de Deus (Mc. 14: 27);
f) Satanás sempre procurará derrubar aqueles que estão servindo (Lc. 22: 31);
g) O caminho da queda começa com pequenos passos:
• Orgulho (Lc. 22:33);
• Negligência na oração (Lc. 22:45);
• Distância de Cristo (Lc. 22: 54);
• Comunhão com os incrédulos (Lc. 22:55);
• Não identificação com Cristo (Lc. 22:57);
• Não identificação com os crentes (Lc. 22: 58);
• Por fim, a queda (Lc. 22: 60).
O caminho da restauração começa com um profundo sentimento de arrependimento, “... Coração compungido e contrito não o desprezarás, ó Deus” (Salmo 51: 17).

sábado, 11 de abril de 2009

A Fidelidade de Deus

“Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” II Timóteo 2:13.

“Deus é fiel” é a frase que sempre podemos ler nos automóveis ou ouvir da boca de muitos crentes, mas uma pergunta se faz necessária: a quem Deus é fiel? Não podemos tentar responder essa pergunta com o nosso “achismo”, precisamos buscar na Palavra de Deus, isto é, na Bíblia Sagrada, a resposta correta.
A fidelidade de Deus não está relacionada diretamente com a nossa, visto que “se somos infiéis, Ele permanece fiel”. O homem não tem a menor condição de exigir que Deus seja fiel a ele, pois o homem não é fiel a Deus. Sendo assim, como teremos paz e segurança na salvação? A resposta é simples, visto que não somos salvos por nossas obras ou méritos, somos salvos pela graça de Deus por meio da fé no sacrifício expiador de Jesus Cristo, nosso Senhor. A paz e a segurança da salvação se dá justamente pelo fato de Deus ser fiel a si mesmo, pois aquilo que Ele prometeu cumprirá, pois disse: “passarão os céus e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar”.
As promessas do Senhor são claras e podemos confiar, algumas sobrepujam qualquer possibilidade de dúvida, como por exemplo: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá, eternamente. Crês isto?” E muitas outras semelhantes a essa.
Portanto, tenhamos cuidado quando usarmos a frase “Deus é fiel”, estejamos cientes que estaremos nos referindo a Sua Palavra e não a nossa ou aquilo que esperamos que seja, para nosso prazer. Lembre-se, Deus não tem obrigação de ser fiel àquilo que Ele não disse. Portanto não diga que Deus será fiel sem mencionar aquilo que Ele disse, Suas promessas são verdadeiras e nunca falharão. Sejamos mensageiros delas e não criadores de promessas.